Projetos

Márcia Ramos de Oliveira

(2018 - Atual) Guardar Canções: exercício de memória, história e identidade

Descrição: Este Projeto tem como proposta a criação de um banco de dados de canções e depoimentos a ser desenvolvido com o apoio do Laboratório de Imagem e Som. Tal proposta destina-se a integrar diferentes perspectivas quanto ao uso da canção como documento histórico e elaboração de subjetividades, na construção simbólica e imaginária sempre associada aos percursos de identidade individuais e de grupo. Considerando a canção como uma forma de linguagem específica (Tatit, 1995, 2004 e 2014), uma determinada forma de dizer algo que alia componentes emocionais e identitários (Sardo, 2010 e 2013) históricos e referenciais à memória e a história oral (Portelli, 2001, 2010, 2014 e 2016 ), a construção deste suporte que possibilite reunir pelo depoimento oral e audiovisual (Coutinho, 2011; Prelorán, 2006 ) diferentes interesses, do pesquisador ao depoente, pelo registro de canções e memórias associadas. O Projeto pretende integrar diferentes perspectivas de análise, orientadas metodologicamente pela história oral (Santhiago, 2009 ), tendo como apoio a experiência do documentário integrado a música. Os registros, mediante suporte documental em áudio e/ou vídeo, serão disponibilizados ao público interessado (Freund, 2014), mediante registro e elaboração de portal específico, diante de definições temáticas e referências a forma de organização promovida pela equipe que integra o Projeto.

Rafael Rosa Hagemeyer

(2018 - Atual) Canção, memória e documentário

Descrição: A proposta do programa Canção, memória e documentário articula a realização de dois projetos e um evento de extensão entre 2018 e 2019, relacionados com o Laboratório de Imagem e Som (LIS). O projeto 'Nos Cantos da História', coordenado pelo prof. Rafael Rosa Hagemeyer, retoma um programa de rádio produzido pelo LIS juntamente com o curso de Música da UDESC, que produziu 16 programas de rádio difundidos pela Rádio UDESC FM e outras rádios comunitárias de outras regiões do Brasil entre 2011 e 2013. O projeto Guardar Canções: exercício de memória, história e identidade, coordenado pela professora Márcia Ramos de Oliveira, tem como proposta a criação de um banco de dados de canções e depoimentos a ser desenvolvido com o apoio do Laboratório de Imagem e Som. Os registros, mediante suporte documental em áudio e/ou vídeo, serão disponibilizados ao público interessado mediante registro e elaboração de portal específico, diante de definições temáticas e referências a forma de organização promovida pela equipe que integra o Projeto. Finalmente, o evento 'I Jornada Catarinense de História e Audiovisual' visa dar visibilidade às produções de vídeo realizadas no âmbito da História, por professores e estudantes dos cursos de História e outros cursos, organizado pelo LIS da UDESC em parceria com o Núcleo Universitário de Vídeo e Memória (NUVEM), da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

(2018 - Atual) Nos Cantos da História

Descrição: Recentemente o curso de História reformulou o seu currículo de graduação introduzindo dois estágios profissionalizantes. O primeiro, intimamente relacionado com a prática docente, propõe a inclusão de tecnologias em sala de aula problematizando o uso da imagem e do som como veículos de discussão e interpretação do processo histórico (Prática Curricular: Imagem e Som). O projeto 'Nos Cantos da História' se insere nessa problemática, no sentido de produzir um programa de rádio que veicule a relação entre música e política na História e permita a utilização de gravações antigas como fonte de discussão e reelaboração, imprimindo às canções um tratamento adequado ao tipo de audição atual e uma problematização a respeito do seu significado histórico. Com isso, estaremos além de produzir uma programação radiofônica, um material que poderá ser utilizado na vida profissional de nossos alunos da licenciatura em História.